Centro Acadêmico Rocha Lima - FMRP/USP
O Centro Acadêmico
Diretoria Executiva
Departamentos
... Científico
... Cultural
... Ensino
... Imprensa
Coordenadorias
... CRI
... Extensão
... Inrformática
... Ligas
... Marketing
... Patrimônio
... RelEx
Ligas
... AIDS e DSTs
... Câncer
... Cardiologia
... Diabetes
... Hanseníase
... LAMS
... Pró-Transplante
... Saúde Mental
... Trauma
Convênios
Biblioteca
ClassifiCARL
Álbum de Fotos
Área Restrita
Horários
Links
Fale conosco
Mapa do Site
 
Webmaster
 
  Você está em: Home > Ligas > Liga de Cardiologia
 
Liga de Cardiologia
 
  A Liga de Cardiologia e Hipertensão Arterial foi fundada em 10 de março de 1999 e tem como objetivos os seguintes tópicos:
1 - Atendimento ambulatorial de pacientes portadores de doenças cardiovasculares e patologias associadas, com a finalidade de diagnóstico, tratamento e seguimento dos mesmos.
2 - Realização de seminários de capacitação para todos os integrantes da LICAHI.
3 - Promoção de atividades de divulgação e conscientização da comunidade sobre a importância da prevenção e do tratamento de doenças cardiovasculares.
4 - Realização de palestras, jornadas e congressos.
5 - Elaboração de trabalhos científicos.
Para 2004, adiantamos que pretendemos realizar a I Jornada de Hipertensão Arterial logo nesse 1° semestre (maio) e ajudar na promoção da II Jornada de Cardiopatias Congênitas, programada para o 2° semestre. Ademais, intentamos aumentar o número de trabalhos direcionados para a comunidade, sendo essa orientação dada em meios de comunicação, sob a forma de palestra ou quaisquer outros tipos válidos.
Já sobre a capacitação de alunos do 2° e do 3° anos, devemos explicar que ela foi elaborada com temas básicos, com aulas práticas e seminários mais direcionados para o atendimentos ambulatorial, pensando em um maior aproveitamento deste último durante o ano.
As reuniões serão semanais, 12:30h, na sala 1B dos A.N., sendo que o direcionamento do seminário será alternado: em uma semana
daremos enfoque para temas do 2° e 3° anos e na outra para 4°, 5° e 6° anos.
O atendimento ambulatorial ocorrerá semanalmente, às 17:00h no CSE da Rua Cuiabá. A escala será feita de tal forma que tenha 4 pessoas atendendo e 4 a 6 alunos acompanhando.
As atividades de campo serão voluntárias, não contando como freqüência para fins burocráticos (mas atentamos para a importância da participação dos membros nesse tipo de trabalho que é uma chance de aperfeiçoamento da relação médico-paciente, de entrar em contato com os principais problemas da comunidade e de complementar a formação acadêmica).
A organização de Jornadas também é voluntária e gostaríamos que todos ajudassem, visto o montante de trabalho necessário para a elaboração daqueles.
Abaixo serão transcritas as principais regras de nosso estatuto. Estas deverão ser seguidas e o descumprimento das mesmas implicará em algum tipo de punição para o membro. A íntegra do estatuto está à disposição de todos com a diretoria da LICAHI.
1 - Quanto ao certificado e declarações de participação:
a) Só terão direito ao certificado de participação da LICAHI - FMRP os alunos da FMRP - USP que tiverem participado das atividades da LICAHI - FMRP por um período mínimo de 4 semestres e que estiverem com a anuidade do CARL em dia.
b) Aos acadêmicos que permanecerem por um período inferior ao supra citado, será entregue uma declaração contendo o tempo de participação nas atividades da LICAHI - FMRP. Não constará dessa declaração o título de membro oficial da LICAHI - FMRP.
2 - Das atividades ambulatoriais:
a) As atividades ambulatoriais deverão ser impreterivelmente supervisionadas por um clínico geral ou especialista em cardiologia.
b) O atendimento só poderá ser feito após o curso de Semiologia Médica. Desta forma, alunos do 3° ao 5° semestres acompanharão a consulta; alunos do 6° semestre poderão atender somente com supervisão de um aluno do 7° semestre em diante; e alunos a partir do 7° semestre poderão atender.
3 - Dos seminários:
a) Os seminários serão realizados semanalmente pelos e para os membros da LICAHI - FMRP.
b) Os seminários direcionados para os alunos do 3° e do 6° semestres serão realizados quinzenalmente, assim como os direcionados para os alunos do 7° e do 12° semestres, alternadamente.
4 - Do limite das faltas:
a) O limite máximo de faltas será de 30% nas reuniões ordinárias por semestre.
b) No ambulatório não serão permitidas faltas, salvo com justificativas extremamente plausíveis. No ambulatório não serão permitidas faltas, salvo com justificativas.Ademais, o certificado do semestre será anulado , salvo o membro mantenha suas atividades regulares na Liga até o final do referido semestre e mais um semestre
c) Poderá haver substituição por outro membro, desde que haja compatibilidade acadêmica, ou seja, que este exerça a mesma atividade que o ausente. Neste caso, a falta não será computada.
d) Alcançado o limite máximo de faltas nos seminários, o membro terá o semestre perdido para fins de obtenção de certificado. (Os seminários que serão considerados para presença são os do item 3).
e) Faltas não justificadas no ambulatório resultarão na expulsão do membro.
5 - Das justificativas:
a) A justificativa deverá ser comunicada por escrito pelo requisitante, dentro do prazo máximo de uma semana (7 dias) após a falta.
b) A justificativa será julgada pela Diretoria e pelo tutor da LICAHI - FMRP e será decidido se haverá abono ou não da falta.
6 - É permitido a afastamento da LICAHI - FMRP por um período de um semestre
a) Este período deverá ser de janeiro a julho ou de agosto a dezembro do respectivo ano.
b) O membro deverá comunicar por escrito o afastamento no período imediatamente anterior àquele durante o qual pretende permanecer fora das atividades.
c) Durante o afastamento, o membro terá sua vaga assegurada, porém este período não será computado para fins de obtenção de certificado ou declaração.
7 - Cabe a todos os acadêmicos respeitar e cumprir a Ética Médica durante o atendimento ambulatorial.8 - Os integrantes da LICAHI - FMRP deverão permanecer no ambulatório durante todo o período até o último caso ser atendido.Para finalizar, a diretoria gostaria de se colocar a disposição de todos para quaisquer dúvidas , sugestões ou críticas sobre o funcionamento da LICAHI.

DIRETORIA 2004

Presidente Cissa (51) 6352258 / 91498337

Vice-Presid. Feliz (50) 6323491
Secretária Melina (51) 6105926
Tesoureiro Pavão (51) 39315883
 
 
Faculdade de Medicina de Ribeirão PretoUniversidade de São Paulo
 
Hospital das Clínicas da FMRP/USPFundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRP/USP
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


© 2004 Vitor Pinho (LI Turma) - Coordenadoria de Informática
Centro Acadêmico Rocha Lima - FMRP/USP